3 PERGUNTAS
Fernanda Damiani é sócia da Muttare Consultoria de Gestão, em Porto Alegre. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Dinâmicas de Grupo, a psicóloga foi uma das palestrantes do Festival da Transformação – FT 18, em novembro na ESPM-Sul, na capital gaúcha. Cultura, liderança e gestão foram alguns temas debatidos.
Quais são os pilares para gerar a transformação na Nova Economia?
Uma liderança que inspira e desenvolve as pessoas a ser e fazer o seu melhor e que aproveita essa competência em prol de um propósito comum, e uma gestão mais ágil, voltada para o que adiciona valor, eliminando o desperdício, são aspectos que precisam se fazer presentes nas empresas.
De que forma os líderes podem fazer diferente para enfrentar os desafios de hoje?
A mudança do modelo mental vigente é o principal desafio. Se aqueles que vivem a relação direta com o cliente não tiverem desenvolvida a maestria para entregar valor, autonomia para tomada de decisão e clareza de propósito, dificilmente a empresa estará preparada para os desafios de hoje.
Como preparar a gestão do amanhã?
Criar estruturas enxutas e adaptáveis para inovar deve ser foco para os empresários. Os funcionários vêm antes dos clientes, entendendo também que o líder deve inspirar as pessoas a gerar valor para o mercado e o mundo.
Revista Bens & Serviços / 166 / Fevereiro-2019